Free songs
Página inicial / Saúde / Meninos de 12 e 13 anos serão vacinados no Amapá contra o HPV

Meninos de 12 e 13 anos serão vacinados no Amapá contra o HPV

meninos_hpvMeninos de 12 e 13 anos serão vacinados contra o HPV a partir de 2017, no Amapá. Segundo o governo estadual, a ideia é ampliar até 2020 a abrangência da imunização até alcançar meninos de 9 anos. Nesta primeira etapa, 19 mil meninos devem ser imunizados.

Um seminário realizado na terça-feira (13), em Macapá, discutiu a implantação da mudança. Dez municípios participaram do encontro, incluindo Macapá. Os profissionais de saúde lotados nas salas de vacinas de seus municípios receberam todas as orientações sobre as mudanças e como serão desenvolvidas no próximo ano. Para os meninos e meninas que vivem com HIV o esquema das três doses não muda.

O governo informou que está sendo feito um planejamento pelo Grupo de Atividades de Controle de Doenças Imunopreveníveis, ligado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), nos 16 municípios do Amapá, para implantação dos imunobiológicos.

“O Ministério da Saúde já repassou as cotas de implantação das duas vacinas para os dezesseis municípios. Ainda neste mês de dezembro vamos encaminhar as cotas para esses municípios”, falou Andrea Marvão, coordenadora do grupo.

A vacina contra o HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em 2014 como uma estratégia de saúde pública, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. Atualmente, o Papiloma Vírus Humano (HPV) representa a terceira causa de morte por neoplasias (tumor) entre mulheres no Brasil. O vírus é transmitido via sexual e acomete a pele e as mucosas.

Além da vacina contra o HPV, estará disponível também nas unidades básicas de saúde dos municípios a vacina meningocócica para os adolescentes de ambos os sexos da faixa etária de 12 a 13 anos. A ideia é aumentar a proteção contra a meningite.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicadoCampos requeridos são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para o topo